Mudanças feitas na Chevrolet Spin surtiram efeito positivo, com melhorias no desempenho e no consumo de combustível. Modelo se destaca pelo bom espaço interno, mas estilo não agrada

Os segmentos de minivans e monovolumes perderam força nos últimos anos, mas ainda são considerados boas opções para quem procura um carro de família, com bom espaço interno. O Chevrolet Spin é um dos poucos modelos disponíveis no mercado e apesar de não ter visual dos mais modernos, tem seus pontos positivos. Na linha 2017, a minivan ganhou o sistema ECO, com melhorias no motor e recursos que ajudaram a otimizar o desempenho e reduzir o consumo de combustível. Na prática, o carro ficou um pouco mais esperto, mas ainda peca em alguns detalhes.

Realmente, o design não é o ponto forte do Chevrolet Spin. Suas formas simplistas e o estilo nada ousado depõem contra o modelo. Uma das novidades da linha 2017 que faz parte do sistema ECO é a grade dianteira ativa, que conta com aletas que se movimentam automaticamente de acordo com a necessidade, fechando para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível, ou abrindo para auxiliar na refrigeração do motor. A parte inferior do para-choque ganhou uma aba inteiriça para reduzir o fluxo de ar embaixo do carro, mas ela raspa facilmente em rampas e lombadas.

ESPAÇOSA O espaço interno da Spin de cinco lugares – o modelo tem a opção de sete lugares – é bem interessante. Os bancos dianteiros são confortáveis e proporcionam boa visibilidade. Atrás, o assoalho quase plano favorece o espaço para as pernas, mas no meio do banco falta conforto e apoio de cabeça, e o cinto de segurança é subabdominal. O porta-malas tem boa capacidade de carga, que pode ser ampliada com o rebatimento do encosto do banco traseiro.

No acabamento interno predomina o plástico duro com montagem razoável. Os bancos são revestidos com tecido e o volante com couro. Aliás, o volante tem ajuste apenas de altura, mas conta com comandos para o som e piloto automático. A versão traz de série o sistema multimídia MyLink, com conectividade com smartphones e o sistema de informação OnStar, que exerce a função do GPS, guiando o motorista com a ajuda da central de atendimento.

SISTEMA ECO Mecanicamente, a Spin passou por modificações que trouxeram resultados positivos. O motor 1.8 recebeu componentes mais leves, reduzindo peso e atrito entre as partes, garantindo melhor rendimento. Na prática, a minivan ficou um pouco mais esperta, já que o motor teve um ganho de torque em rotações mais baixas e o acréscimo de alguns cavalos de potência com etanol. Com o carro vazio, as arrancadas e retomadas de velocidade ficaram mais ágeis. Já com quatro passageiros e ar-condicionado ligado a performance não é tão boa assim.

O câmbio automático de seis marchas tem boa relação de marchas, com trocas suaves, sem trancos. É possível fazer trocas manuais, mas somente por meio de uma tecla no pomo da alavanca, já que o modelo não tem aletas atrás do volante. O sistema ECO traz ainda modificações no sistema elétrico e uso de pneus de baixo atrito, tudo para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

As suspensões do Spin receberam uma calibragem equilibrada, garantindo pouca inclinação da carroceria, estabilidade em curvas e uma razoável filtragem das imperfeições do solo. A direção com assistência elétrica garante conforto em manobras e segurança em velocidades elevadas. O sistema de freios atuou de forma eficiente. Em resumo, o Spin mantém suas principais características de bom espaço interno e design questionável, mas agora com melhor desempenho.

FICHA TÉCNICA

»  MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.796cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 106cv (gasolina) e de 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques máximos de 16,8kgfm (gasolina) a 2.500rpm e de 17,7kgfm (etanol) a 2.600rpm

»  TRANSMISSÃO
Tração dianteira com câmbio automático de seis velocidades

»  DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva (EPS)

»  FREIOS
A discos ventilados na dianteira e a tambores na traseira, com ABS

»  SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada à haste tensora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção e barra estabilizadora/6 x 15 polegadas, de liga leve/ 195/65 R15

»  CAPACIDADES (**)

Do tanque, 53 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 423 quilos, porta-malas, 710 litros

»  DIMENSÕES (A x B x C x D x E) (m) (*)

4,36 x 1,73 x 1,66 x 2,62

»  DESEMPENHO (**)
Velocidade máxima (km/h), 160 (g/e); aceleração até 100km/h (s), 11,2 (g) e 10,9 (e)

»  CONSUMO km/l (***)
Cidade, 10,9(g)/7,5(e); estrada, 13,1(g)/9,2(e)

(*) A: comprimento, B: largura, C: altura, D: entre-eixos e  E: medida de conforto (distância entre o encosto do banco traseiro e o pedal de freio)
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g): gasolina e (e): etanol

vrum

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