Além de anunciar novas opções aventureiras, a marca apresentou a picape Amarok V6, a segunda geração do Tiguan “recortada” e o Gol GT Concept

Se por um lado a Volkswagen não trouxe nada de surpreendente para o Salão do Automóvel de São Paulo 2016, pelo menos ela compensou pela variedade (e pelas promessas). A começar pelo conceito esportivo do Gol, que foi apresentado pela primeira vez e já antecipa alguns detalhes da versão esportiva da futura geração  do hatch, que deve chegar apenas em 2018. A picape Amarok foi revelada com o novo motor V6 os compactos Gol, up! e CrossFox ganharam novas versões Track.

Nas projeções para o futuro, a marca trouxe velhos conhecidos de outros salões internacionais, como a minivan elétrica Budd-e, o elétrico Golf GTE Sport, e o conversível T-Cross Breeze, que dá dicas do visual de um novo futuro SUV. Outra surpresa é a nova geração do Tiguan, confirmada para 2017, mas que veio apenas “recortada” na configuração GTE.

Novas versões
Para “baterem cartão” no Salão, Gol e up! ganharam um banho de loja e foram batizados com o já conhecido sobrenome Track – que estreou por aqui em 2013, quando o ex-campeão de vendas da marca recebeu o visual de apelo aventureiro. Além dos tradicionais apliques de plástico fosco, o irmão maior ainda recebeu a dianteira (até então) exclusiva da Saveiro.

Baseados nas configurações intermediárias Move e Comfortline, respectivamente, nenhuma das duas novidades recebeu “recheio extra” no que diz respeito à lista de equipamentos ou mudanças na cabine (a única diferença são as colunas e o teto com revestimento na cor preta). Já a motorização será 1.0 flex de três cilindros com até 82 cv e 10,4 kgfm em ambos os casos.

CrossFox Urban White
A última das estreias reservadas para o Salão é o CrossFox “Urban White”, uma edição especial com carroceria na cor sólida “Branco Puro” , até então reestrita à linha Golf e aos modelos importados da marca. Por fora, hatch ganhou também novas rodas de liga leve aro 16 e detalhes emprestados da versão Pepper – como opcional, o teto poderá ser pintado de preto.

A novidade ocupará o posto de opção mais completa (e cara) da família e, para isso, recebeu de série itens como bancos revestidos de material sintético que imita couro e sistema multimídia com tela de 5 polegadas sensível ao toque e espelhamento por Mirror Link. A motorização continua igual àquela usada no CrossFox: 1.6 16V flex de até 120 cv e 16,8 kgfm.

Novo Tiguan
A marca também trouxe para o evento a nova geração do Tiguan, que será importada do México a partir de 2017 – recentemente, a geração atual ganhou uma versão de entrada com motor 1.4 de 150 cv de potência por R$ 125.990. Entretanto, o modelo veio apenas com a carroceria “recortada” para apresensentar as tecnologias da configuração híbrida GTE, que não será oferecida por aqui. A segunda encarnação do SUV ainda não tem preços para o país.

A novidade é feita sobre a plataforma modular MQB usada pelo Golf e pelo Audi A3 Sedan que são feitos em São José dos Pinhais (PR), mas não espere pela produção nacional, já que a marca tem outros planos para o Brasil: um modelo menor, baseado no T-Cross Breeze (leia mais abaixo), ao qual caberá a missão de brigar com Honda HR-V e Jeep Renegade.

gol-gte

Conceitos
O T-Cross Breeze marcou presença no Salão e, apesar da carroceria conversível, o modelo dará origem a um modelo de produção com formato convencional – que deverá chegar ao mercado em 2018. Feito sobre a plataforma modular MQB do próximo Polo europeu, o SUV deverá manter o tamanho do conceito, que tem 4,19 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos.

Quem visitar o estande VW também poderá ver de perto o Golf GTE Sport, um modelo híbrido equipado com três propulsores – o conjunto é composto pelo motor 1.6 turbo de 299 cv do Polo R WRC de rali associado a outros dois elétricos de 115 cv cada, totalizando 400 cv de potência combinada. Segundo a marca, são necessários 4,3 segundos para ir aos 100 km/h.

Por fim, o fabricante preparou o Gol GT Concept, um protótipo baseado no hatch e que traz sob o capô motor turbinado 1.0 TSI flex na mesma configuração já empregada no Golf, que tem 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Do lado de fora, todos os elementos exagerados já comuns aos carros conceito, como novas rodas, luzes de leds e grandes tomadas de ar.

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